top of page
Site_25_Anos_Recort copy3.png
Zantedeschia rehmannii da artista Carolina Calomeno

Quem somos

O Centro de Ilustração Botânica do Paraná é uma entidade privada de caráter 

sociocultural e educativo, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede no Jardim Botânico Municipal de Curitiba. 

 

Foi fundado em 2000 com a finalidade de incentivar divulgação e prática da ilustração botânica e promover a formação de novos ilustradores mediante a organização de cursos, oficinas e orientação individual. 

 

Como atividades decorrentes e complementares o CIBP apoia atividades científicas relacionadas à pesquisa botânica e à preservação ambiental, tais como o registro da flora brasileira de forma a propiciar a conscientização sobre a necessidade de preservação das espécies nativas, especialmente aquelas ameaçadas de extinção.

 

Além de seus cursos regulares, a instituição oferta atividades abertas ao público em geral, através de projetos de contrapartida social como, por exemplo, Ateliê Aberto, Caderno Botânico, curso de formação em Ilustração Botânica, curso de ilustração botânica para jovens e parcerias com instituições públicas e privadas, para o desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

© Copyright

Ilustração botânica

A arte de ilustrar plantas é muito antiga e apreciada por povos do mundo inteiro. Teve na Europa dos séculos XVIII e XIX seu grande desenvolvimento e apogeu. Grandes nomes nela se destacaram, como Redouté, Ehret, os irmãos Francis e Ferdinand Bauer, dentre outros.
 

A ilustração botânica consiste na representação da planta com a maior fidelidade possível, de forma a garantir sua identificação do vegetal. Através de aprimoramento técnico e artístico, o ilustrador capta todas as características formais do vegetal, traduzindo-as num trabalho expressivo, capaz de sensibilizar o observador.
 

No Brasil a arte botânica vem sendo amplamente difundida a partir dos trabalhos de Margaret Mee, feitos entre 1956 e 1988, focalizando a flora da Amazônia e Mata Atlântica.

Margaret Mee

Eu sei que a minha morte não será o fim do meu trabalho. Aonde quer que eu vá, eu tentarei influenciar quem estiver destruindo nosso Planeta, de modo que a Terra tenha uma chance de sobreviver.”

Caderno Botânico

bottom of page