top of page
Zantedeschia rehmannii da artista Carolina Calomeno

Quem somos

O Centro de Ilustração Botânica do Paraná – CIBP é uma associação de artistas que desde 1995 se dedicam à Arte Botânica, estimulados pela idéia de contribuir para o registro da flora brasileira e continuidade da obra de Margaret Mee. Instituído no ano 2000, é uma entidade de caráter sócio-cultural e educativo, de iniciativa privada, sem fins lucrativos. Foi filiado à Fundação Botânica Margaret Mee – FBMM/RJ. Desde então o CIBP mantém sede própria, onde acontecem os encontros semanais do grupo e são oferecidos cursos de iniciação e aperfeiçoamento na arte da ilustração botânica.

Além disso, o grupo oferece serviços especializados de ilustração botânica em cores (aquarela) e em preto e branco (grafite e bico-de-pena) para a área científica e comercial.

© Copyright

Ilustração botânica

A arte de ilustrar plantas é muito antiga e apreciada por povos do mundo inteiro. Teve na Europa dos séculos XVIII e XIX seu grande desenvolvimento e apogeu. Grandes nomes se destacaram nesta arte, como Redouté, Ehret, os irmãos Francis e Ferdinand Bauer, dentre outros.

 

A ilustração botânica consiste na arte de representar uma planta com a maior fidelidade possível (formas e texturas), garantindo perfeito reconhecimento e possibilitando a identificação do vegetal. Através de aprimoramento técnico e artístico, o ilustrador capta todas as características formais do vegetal, traduzindo-as num trabalho expressivo, capaz de sensibilizar o observador.

 

Entre nós, a arte botânica vem sendo amplamente difundida a partir dos trabalhos de Margaret Mee, feitos entre 1956 e 1988, focalizando a flora da Amazônia e Mata Atlântica.

 

Com a criação da Fundação Botânica Margaret Mee em 1989, através de um programa de bolsas de aperfeiçoamento técnico (programa Ilustradores Botânicos de Hoje), tem sido possível a formação de novos artistas botânicos brasileiros. Curso realizado na Inglaterra, no Royal Botanic Gardens – Kew/ Londres, sob a tutela de Christabel King, com duração de até 6 meses.

Margaret Mee

Eu sei que a minha morte não será o fim do meu trabalho. Aonde quer que eu vá, eu tentarei influenciar quem estiver destruindo nosso Planeta, de modo que a Terra tenha uma chance de sobreviver.”

Caderno Botânico

bottom of page